[ I N T E R A T I V O ]

[Seu Portal de Discução Online]
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Google e Microsoft fazem mistério sobre adaptação para a reforma ortográfica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 22
Pontos : 1002
Reputação : 1
Data de inscrição : 25/12/2008

MensagemAssunto: Google e Microsoft fazem mistério sobre adaptação para a reforma ortográfica   Sex Jan 02, 2009 10:33 am

Empresas afirmam que vão alterar corretores ortográficos.
No entanto, não dão detalhes nem prazos para os usuários.

Com as novas normas ortográficas, os usuários de corretores ortográficos, como o do Word, da Microsoft, ou o do Gmail, do Google, podem ter de deixar de lado a ferramenta. As duas empresas prometem se adaptar às regras de escrita nos prazos estipulados pelo governo – ou seja, até o fim de 2012, quando termina o período de transição -, mas não dão detalhes nem datas das mudanças.
Escrever ideia (sem acento) no Word é uma tarefa bem chata com o corretor ortográfico ligado. O usuário precisa retirar o acento, que o software, teimoso, coloca automaticamente.

Desligar o corretor é uma alternativa que não agrada a todos. O jovem Henry Nakasone, de 19 anos, é um dos que devem sofrer sem a ferramenta. “Uso bastante o corretor do Word, principalmente para trabalhos da escola”, diz.

Já sua amiga Luísa Bertoli, 18 anos, terá menos problemas para se acostumar: “Não confio muito nos corretores e trabalho com eles desativados. Prefiro escrever por mim mesma”, afirma.

O que dizem as empresas

O Google informou por nota que “fará os ajustes nas páginas e nas ferramentas de revisão ortográfica gradualmente, dentro do prazo estipulado pelo governo para que toda a reforma seja feita”, mas não dá mais detalhes nem uma data para ter o corretor adaptado.

A Microsoft, em nota do gerente de produtividade e colaboração no Brasil, Eduardo Campos, diz que está adequando o pacote Office. “Ainda não há data definida para a atualização estar disponível ao consumidor final, mas o compromisso da empresa é oferecer a atualização no corretor ortográfico, de forma gratuita, dentro do prazo estabelecido pelo governo, que termina em 2012”, afirma.

O acordo

De acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até 2012 valem as duas formas de escrever: a antiga e a nova. No Ano Novo começa o chamado “período de transição”. Portugal, que também aprovou o acordo ortográfico adotará as novas regras até 2014. (O texto continua abaixo do gráfico)




Nem todas as mudanças estão definidas. Ainda há exceções - por exemplo, no uso do hífen - que deverão ser discutidas entre as Academias de Letras dos países que falam a língua portuguesa. Espera-se que a Academia Brasileira de Letras organize um vocabulário até fevereiro de 2009.

Veja a Tabela completa no site da Globo G1
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL936515-5604,00-GOOGLE+E+MICROSOFT+FAZEM+MISTERIO+SOBRE+ADAPTACAO+PARA+A+REFORMA+ORTOGRAFIC.html
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://interativo.forumbrasil.net
 
Google e Microsoft fazem mistério sobre adaptação para a reforma ortográfica
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» APPCrash FS2004
» EPCAR (Escola Preparatória para Cadetes do AR)
» Google Maps , duvidas
» [Internacional] Fabricante alemão diz que Google comprou helicóptero-robô para testes
» Google Street View leva usuários para fazer passeio virtual, em 360 graus, ao fundo do mar

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
[ I N T E R A T I V O ] :: Inicio :: Novidades-
Ir para: